Desliga
Ano de Publicação
2016

As redes sociais virtuais tem tomado espaço no Brasil, deixando o país no topo dos índices de pesquisas de utilização dessas tecnologias. O TecCiencia tem como proposta ser um ambiente educacional baseado em redes sociais virtuais onde os alunos e professores constroem o conhecimento através da colaboração. Este artigo tem como objetivo apresentar a avaliação da qualidade da interação humano-computador do TecCiencia por meio da técnica de avaliação heurística proposta por Nielsen. Esse método foi escolhido por possuir sinergia com as heurísticas de ensino-aprendizagem. Dentre os resultados, foram identificados problemas de usabilidade que podem influenciar as interações pedagógicas e, consequentemente, a aprendizagem. Essa avaliação apresentou subsídios para o redesign de interação do ambiente.

Referência
ROSA, Jean C. S.; SCHWARZELMULLER, A. F.; MATOS, E. S. Avaliação heurística da rede social educacional TecCiencia. In: Erbase, 2015, Salvador. XIII Workshop de Educação e Informática da Escola Regional de Computação Bahia - Alagoas - Sergipe, 2015.