Desliga
Ano de Publicação
2018

Um dos maiores desafios em MOOC (Massive Open Online Course) é promover engajamento do estudante, a fim de relacionar-se com seus pares e melhorar a aprendizagem durante o curso. Estudos apontam que em cursos MOOC a interação entre os estudantes é posta em segundo plano, cabendo a tarefa de engajar somente ao conteúdo apresentado e aos instrutores. Este artigo apresenta uma proposta de modelagem do design de interação de um fórum de MOOC por meio da MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation) com a adição de um tutorial autodirigido (user onboard experience) de modo a favorecer o engajamento. Espera-se com a modelagem adequada e o tutorial autodirigido, motivar a colaboração e a integração entre os estudantes para promover a construção e o compartilhamento de conhecimento em rede. A modelagem da interação realizada, por meio da MoLIC, é descrita nos resultados do estudo, com o objetivo de criar cenários de interação propícios para o engajamento dos estudantes.

Referência
GARRIDO, F. A.; REGO, B. B. ; MATOS, E. S. . Modelando a Interação (Humano-Computador) de um Fórum de Discussão para MOOC: MoLIC em uso. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.