O mercado de aplicativos móveis educacionais apresenta uma gama diversificada de opções destinadas à satisfação de diversos públicos, sobretudo o infantil. Parte considerável desses aplicativos são jogos e abrange diversas idades, mas em alguns casos desconsideram características intrínsecas à educação infantil, em que crianças têm necessidades de interações diferenciadas e necessidades educacionais específicas. Nesse sentido, este artigo apresenta resultados da aplicação de um conjunto de heurísticas desenvolvidas especificamente para promoção da usabilidade técnica e pedagógica de aplicativos móveis educacionais infantis. Essas heurísticas foram utilizadas para orientar o design e a avaliação de interação do jogo educativo Fantastic Pirates . A avaliação foi realizada por meio de questionários e testes de usabilidade, usando think-aloud com crianças de até 10 anos. A aderência desse conjunto de heurísticas ao contexto infantil foi avaliada e constatada, bem como o grau de satisfação dessas crianças em relação à usabilidade do jogo, considerando o conjunto de heurísticas desenvolvido.
Destaque
Desliga
Ano de Publicação
2018
Referência
ABREU, C. A. ; ROSA, JEAN ; MATOS, E. . Usabilidade de aplicativos móveis educacionais infantis: design e avaliação de interação do Fantastic Pirates. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1-10, 2018.