O mercado de aplicativos móveis educacionais apresenta grande diversidade de opções para tentar satisfazer os mais variados públicos, especialmente crianças. Entretanto, parte considerável desses aplicativos abrange diversas idades, des-considerando as características intrínsecas ao contexto edu-cacional infantil, haja vista que crianças têm necessidades de interação diferenciada e necessidades educacionais específicas. Este artigo apresenta uma análise preliminar da aplicabilidade de heurísticas de usabilidade para aplicativos móveis educaci-onais infantis (HE), que se originaram de heurísticas genéricas de usabilidade para aplicativos móveis educacionais (HG). A partir de um estudo experimental, por meio de avaliação heurística, especialistas em Interação Humano-Computador avaliaram um aplicativo móvel para a educação infantil, uti-lizando as HE e as HG. Verificou-se que a porcentagem de heurísticas violadas de HE superou as violações de HG. Por-tanto, evidenciou-se que as HE podem ser mais adequadas para avaliar a usabilidade de aplicações móveis voltados à educação infantil, pois as HE apresentaram maior grau de cobertura do que as HG.
Destaque
Desliga
Ano de Publicação
2017
Referência
ABREU, C. A.; ROSA, Jean C. S.; MATOS, E. S. Aplicabilidade de Heurísticas de Usabilidade para Aplicativos Móveis Educacionais Infantis. In: Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, 2017, Joinville. Extended Proceedings of the 16th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. Porto Alegre: SBC, 2017.