Destaque
Desliga
Ano de Publicação
2018

Um dos grandes desafios na concepção de cursos online é o processode criação do conteúdo instrucional/educacional. A existência de discursos (deinteração humano-computador e instrucional) difusos em cursos online podecomprometer a qualidade do curso, ao interferir no percurso instrucional ouna interação dos estudantes. A harmonização desses discursos é uma atividadecomplexa e, por consequência, um desafio de pesquisa. O design instrucionalconcebido sob uma perspectiva participativa entre os membros da equipe res-ponsável pelo conteúdo pode favorecer a harmonização dos discursos durantea criação do curso. Nesse sentido, este artigo apresenta um framework concei-tual de design instrucional distribuído e online, intermediado por artefatos paraconcepção de cursos MOOC. Esse processo foi avaliado durante a concepçãode um curso com stakeholders geograficamente distribuídos.

 
Referência
GARRIDO, FILIPE; RÊGO, BEATRIZ BRITO DO ; MATOS, ECIVALDO . Design instrucional orientado a artefatos: uma abordagem participativa e distribuída. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (Brazilian Symposium on Computers in Education), 2018, Fortaleza. Porto Alegre - RS: Sociedade Brasileira de Computação – SBC, 2018. p. 258.