Massive Open Online Courses (MOOC) foram concebidos como opção para democratizar e facilitar o acesso ao conhecimento para milhares de pessoas ao redor do mundo, por meio da distribuição e escalabilidade de cursos. Nessa modalidade de educação, a interação pedagógica (online) entre estudantes, professores, conteúdos e plataforma é fundamental. A qualidade da interação humano-computador e do conteúdo instrucional/educacional, componente comunicativo do MOOC originário do Design Instrucional, são elementos importantes para a qualidade da interação pedagógica. Nesse sentido, esta pesquisa tem o objetivo de conceber e avaliar uma proposta híbrida de design de interação para MOOC baseado na perspectiva do Design Instrucional Contextualizado. A proposta de design híbrido (design de interação articulado com o design instrucional contextualizado), será avaliado em um estudo de caso com uso da MoLIC (Modeling Language for Interaction as Conversation), ferramenta epistêmica da Engenharia Semiótica que trata a comunicação designer-usuário como um diálogo. Espera-se que essa proposta favoreça a comunicação entre os designers (em tempo de design) e a comunicabilidade, ou seja, interação entre os usuários (em tempo de interação).