Uma das discussões sobre o envelhecimento populacional está relacionada ao aumento da qualidade de vida dos idosos. Estudos científicos afirmam que a aprendizagem ao longo da vida e as tecnologias digitais contribuem para o processo de envelhecimento ativo e saudável. Contudo, a interação dos idosos com as novas tecnologias pode ser frustrante se elas não forem projetadas para atender às necessidades específicas desse público. As boas práticas de design participativo podem contribuir no entendimento dessas necessidades. O objetivo deste artigo é identificar na literatura científica usos do design de interação participativo com idosos no desenvolvimento de tecnologia educacional. Para tanto, foi realizado um mapeamento sistemático, cujos resultados apontaram a existência de poucas pesquisas sobre o tema.
Destaque
Habilitado
Ano de Publicação
2017
Referência
Rosa, V., Santiago, A. D., Muniz, I., & Matos, E. (2017, October). Design Participativo com idosos no contexto educacional: um processo inicial de mapeamento sistemático. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 6, No. 1, p. 1374).